Bonsai – Alejandro Zambra

bonsai

Não é apenas um livro, é uma planta, é isso que me deixou fascinado, esteve quase fora do meu alcance de compreensão, pois além de literatura tive que pensar o pouco que entendia de plantas, para ver o sentido do livro como um todo. A impressão que fiquei após ler as resenhas é que o livro é somente sobre Julio e Emilia, mas se eu afirmasse isso estaria também afirmando que um Bonsai é somente constituído pelo seu tronco, quando na verdade a árvore, ou neste caso a história como um todo, é importante.

O livro conta a história de Julio e Emilia, de quando os dois se conhecem até a morte de Emilia, mais precisamente até quando Julio passa a saber, que ela morreu. Eles se conhecem durante uma festa, na casa de uma amiga em comum, ambos estão estudando Letras, e dizem ter lido Proust. A partir daí surge um caso amoroso, que quando o leitor começa a leitura já sabe o final, já que a primeira frase do livro é: “No final ela morre e ele fica sozinho.”, mas o que conseguiu me manter interessado é como, se desenrola e acaba este caso de amor.

Como eu disse, em uma primeira olhada parece que o livro é sobre Julio, mas acredito que o caso de amor em si é que seja a parte mais importante do livro, afinal o autor dispõem personagens secundários ao longo do livro, somente para mostrar, o que vai acontecendo com Emilia e Julio após o fim do caso deles e de que forma ele descobrirá que ela morreu. Anita é além de uma personagem secundária um gancho, para através da sua amizade com Emilia ou autor conseguir mostrar ao leitor o que se passa com Emilia na infância e após o seu caso com Julio, e assim acontecem com outros personagens secundários eles são apenas extensões da trama, criada para mostrar as vidas de Emilia e Julio antes ou após o seu caso de amor.

É no quesito tamanho que Bonsai é maravilhoso, com menos de noventa páginas o livro consegue cativar e me manter plenamente interessado, nele encontrei não só uma união perfeita de estética e entretenimento, como também um livro para se pensar por dias e anos após ter acabado ele. É uma impressão de contemplar uma planta em toda sua beleza e complexidade.

Anúncios

3 respostas em “Bonsai – Alejandro Zambra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s