A Pérola – John Steinbeck

A_PEROLA_1231102139B

Muitas vezes fico fascinado em como histórias pequenas e aparentemente simples podem se tornar livros muito bem escritos na mão de autores que sabem o que faz. E é claro não é fácil pegar um fato simples e o transformar em uma obra de potencial tão profundo e atemporal quanto se pode parecer, é este o caso do livro A Pérola, que foi meu primeiro contado com a prosa do autor norte americano John Steinbeck.

O livro conta a história do índio Kino, que vive com sua mulher Juana e seu filho Coyotito, em uma vida simples e sem luxo algum, tanto que um dia Coyotito é picado por um escorpião e Kino não tem nem dinheiro para pagar um médico, mas a sorte dela muda logo depois disso, durante a pesca de pérolas Kino encontra a maior pérola jamais vista. Com a pérola vem também uma grande tensão na vida, até então pacata, de Kino, ele passa ser alvo da inveja e da cobiça das outras pessoas da cidade e não tem mais sossego em sua vida.

Ao fundo da trama temos sempre a canção ouvida por Kino, que dentro da trama ajuda a deixar claro o clima da situação, como por exemplo canção da família quando está com sua família, canção más em situações em que se percebe uma maldade no personagens, mas ao contrário do se pode pensar as canções narradas por Steinbeck não são somente para deixar explícito o clima da narrativa naquele momento, mas também para mostrar como Kino se sente e percebe as mesmas situações.

Apesar das músicas A Pérola, é uma história que se desenrola silenciosa, seja pela compreensão mutua que existe entre Kino e Juana, seja pela tensão que vai se tornando crescente quanto maior é o tempo em que Kino e sua família passa sendo portadores desta pérola maldita. Mas ter silêncio não quer dizer que não seja percebível a crueldade da história que vai se desenrolando de forma trágica e firme ao seu final.

É então em meio a 114 páginas que esta trama se desenrola de maneira fascinante e trágica, tendo um transparência que torna a leitura acessível a qualquer leitor, seja ele em busca de uma obra de arte ou de uma bonita história, escrita por um dos melhores autores clássicos da literatura americana. Vale lembrar que John Steinbeck ganhou o prêmio Pulitzer e o Nobel, merecidamente conforme pode ser notado em A Pérola.

 

 

Anúncios

3 respostas em “A Pérola – John Steinbeck

  1. John Steinbeck , seguramente, meu autor estrangeiro favorito.
    Recomendo a leitura de outras obras dele, como o belíssimo conto “Ratos e Homens”.
    Gostei da sua resenha!

  2. John Steinbeck , seguramente, é meu autor estrangeiro favorito.
    Recomendo a leitura de outras obras dele, como o belíssimo conto “Ratos e Homens”.
    Gostei da sua resenha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s