Felicidade Demais- Alice Munro

FELICIDADE_DEMAIS_1384015551B

O estilo de escrita da escritora canadense Alice Munro é muito interessante e belo, pelo fato de que a autora se debruça sobre cenas cotidianas mas nem por isso banal, das vidas dos seus personagens e a partir destes episódio aparentemente simples, ela mostra que compreende profundamente a alma humana, criando assim ao fim de seus contos uma sensação de simplicidade e extremo refinamento, e deixando claro o alcança da sua habilidade enquanto contista.

Dito isso sobre o estilo da autora vamos ao que me interessa – e quem me conhece sabe que por melhor que seja a técnica de um autor se a trama narrada não for interessante não tem como eu gostar. No Primeiro conto Dimensões uma mulher reflete diariamente sobre seu passado e as circunstâncias que fizeram com que ela, antes com um marido e dois filhos, agora esteja só sendo que neste conto temas como perdão, loucura e relacionamentos que sufocam grandes questões.   Em Ficções uma professora de música é abandonada pelo marido, que decide ficar com sua ajudante na marcenaria, e passa a viver com este mulher e sua filha, de outro relacionamento, mais tarde esta professora de música será personagem de um dos contos da filha desta outra mulher, e este conto fará com que ela lembre de coisas a muito esquecida por ela, mas não pela garota. Já no conto Wenlock Edge ao dividir o quarto alugado com uma nova hóspede a personagem principal se vê envolvida na vida desta nova moradora que mantém uma relação no mínimo extravagante com um homem anos mais velho que ela, e a personagem principal acaba indo participar de um jantar totalmente inusitado na casa desta homem.   No quarto conto Buracos- profundos ao ir fazer piquenique em uma montanha, com seu marido e filhos, um dos da personagem central do conto acaba cindo em um buraco mas logo é resgatado pelos pais, aparentemente isso moldará as relações desta família por muitos anos quando este mesmo filho decidi sumir do mapa.

Mas nem todos os contos são protagonizados por mulheres adultas em alguns outros contos Alice mostrará cenas do assado que acabam por moldar o presente das vidas de suas personagens como é o caso do conto Rosto onde ao tentar    conseguir uma marca de nascença igual ao de seu amigo uma menina acaba por cortar sua própria bochecha com uma navalha.  Ou como no caso da personagem que ao cuidar de um senhor à beira da morte acaba presenciando uma luta pela preferência desta homem entre a mulher dele a uma   massagista sempre entusiasmada, no conto Algumas Mulheres. Em Brincadeira de criança temos uma mulher que anos depois se vê assombrada pelo assassinato que juntamente com sua amiga cometeu, quando ainda eram adolescentes, matando afogada uma deficiente mental.

Já em contos como Radicais livres, onde a personagem principal pouco tempo após ficar viúva vê sua casa invadida por um criminoso, sendo talvez este o conto com final mais inusitado. Ou Madeira que mostra uma homem com grande interesse em madeiras, que ao sair um dia para cortar algumas árvores se vê envolvido em um acidente. É    por fim no conto mais longo e que dá nome ao livro Felicidade Demais a autora se debruça sobre a vida de Sophia Kovalevsky, tendo como fofo os últimos dias da vida desta mulher que foi uma matemática e escritora russa, enquanto por meio de lembranças fragmentadas ela vai contando cenas importantes da vida desta mulher.

Ironicamente ao contrário do nome deste livro Felicidade Demais é um livro trespassado pelo sentimento de profunda melancolia que se apodera da vida dos seus personagens, seja ao relembrarem cenas passadas de suas vidas, seja ao perceberem que onde chegaram não é de muito formas totalmente satisfatório. É sobretudo por meio deste segundo livro da autora que fico convencido da sua capacidade de usar a literatura como fonte de compreensão e reflexão da vida e da mente humana.

Anúncios

2 respostas em “Felicidade Demais- Alice Munro

  1. Gilberto, como você diz, não adianta ter um estilo lindo se as histórias não tem interesse para o leitor, não adianta nada. Pelo que você descreve esse é um livro para reflexão. Vai precisar de um momento especial na minha vida para lê-lo. Não sei se me atrai. Mas a sua resenha, foi ótima porque me deu uma boa ideia do que esperar. bj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s