Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos – Ana Paula Maia

ENTRE_RINHAS_DE_CACHORROS_E_PORCOS_ABATI_1245575665B

De muitas formas eu já imaginava que iria gostar de ler Ana Paula Maia, mesmo sem ter lido nenhuma amostra por menor que fosse do seu trabalho eu já tinha esta sensação, não sei dizer se é pelo títulos esdrúxulos ou se é pela inclinação ao humor negro, ou   simplesmente por este ser mais um daqueles livros bem estranhos que escolho ler, mas de toda forma o resultado é que gostei, e muito de ler Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos.

O livro faz parte de uma trilogia chamada A saga dos brutos e é composto por duas novelas, a primeira dá nome ao livro e conta a história de Edgar Wilson e de Gerson, um amigo dele que está sofrendo de câncer, ambos vivem entre seu trabalho de abater porcos e nos momentos de descanso se divertem apostando em rinhas de cachorros.

Já na segunda novela que compõe o livro, e é chamada de O trabalho sujos dos outros, é apresentado ao leitor Erasmo Wagner (um lixeiro), Alandelon (um operador de britadeira) e Edvardes (um desentupidor de pias, latrinas, ralos, esgotos e etc.).

O que liga estas duas novelas é uma quantidade muito grande momentos nojentos e cenas bizarras, que vão desde um cara que decide pegar de volta um órgão que doou a irmã, passando por momentos como um cachorro comendo carne de um ser humano morto, ou até mesmo um homem que comeu o fígado humano. Tudo isso em um texto que veloz e ágil, mas que não está ali de forma gratuita, ou somente para chocar os leitores, as cenas são contextualizadas e criadas especialmente pela autora para que pudesse fazer um retrato de seres humanos embrutecidos pela vida.

Peguei este livro para ler e viciei, ao longo das 160 páginas eu quase não desgrudei dele. Ele faz parte de uma trilogia onde a autora   busca retratar o processo de embrutecimento que os seres humanos passam para poder sobreviver, mas em meio a tantas coisas nojentas, e personagens que são quase inumanos, repletos de crueldade e bestialidade, a autora consegue criar uma bonita história de amizade, mesmo que não seja uma história tradicional de amigos. Para quem tem estômago forte recomendo muito que leia este livro o mais breve possível.

Anúncios

2 respostas em “Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos – Ana Paula Maia

  1. Obrigada pela indicação, li e gostei muito deste livro.

    Estou lendo feliz ano novo do escritor Rubem Fonseca e acho que estes dois autores têm afinidade entre suas obras.

    A forma crua como narram suas histórias e de arrepiar, rir e refletir.

    Hug

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s