A convidada do casamento – Carson McCullers

A_CONVIDADA_DO_CASAMENTO_1237296285B

Eu já imaginava que o livro A convidada do casamento não seria um livro que eu gostaria tanto quanto o primeiro que li desta autora (Reflexos num olhou dourado). E alguns dos motivos para os quais eu não ter gostado tanto dele podem ser: 1º é um romance psicológico, o que dá a impressão de que nada acontece, 2º ele funciona como um romance de formação feminino e 3º a protagonista é um bocado chata (ou eu não sei ter grandes empatias com adolescentes, afinal de certa forma eu não fui um).

Em um verão Frankie, de doze anos recebe a notícia de que seu irmão irá se casar, e isso se torna um tipo de gatilho do que será um verão angustiante, dominado por tédio e angustia. Seu primo John Henry West, de seis anos e a cozinheira negra Berenice Sadie Brown lhe fazem companhia em suas tardes em casa, tardes que passam entre conversas e jogos de cartas.

Frankie que está em plena adolescência, e como toda pessoa nesta fase, sofre de insegurança e incertezas de seu papel no mundo, sua identidade e a necessidade de ser bem aceita e valorizada pelos outros. Em especial no caso de Frankie me parece que falta a ela algo que a ocupe, de forma constante e séria, já que ela tenta um pouco de tudo, desde jogar baralhos, passear com homens mais velhos ou até mesmo brincar de atirar facas.

O livro tem toques de romance de formação, e uma clara evidência disso, é que ao longo das três partes, das quais ele é dividido, em cada uma Frankie será chamada de um modo (Frankie, Frances Jasmine Addams e F. Jasmine). E as leves mudanças e sentimentos de Frankie são captados de forma precisa, e   convertidos em uma prosa poética do começo ao fim.

Como eu disse no começo, pelo fato deste livro ser um romance de formação, e também psicológico, é que eu acabei não gostando tanto quanto eu achava que fosse gostar, contribuindo para isso o fato de que não consegui achar Frankie de forma alguma, achando ela chata e irritante várias vezes.

2 respostas em “A convidada do casamento – Carson McCullers

Deixe um comentário

