Lady Macbeth do distrito de Mtzensk – Nikolai Leskov

LADY_MACBETH_DO_DISTRITO_DE_MTZENSK_1291137808B

Assim como há algum tempo atrás era meu caso com a literatura latina,  o meu repertório de literatura russa é bem curto, em parte pelos livros enormes que me dão preguiça só de ver e pensar que pode ser um livro chato , e que irei me arrastar por várias páginas,  e em parte pelo fato de que as edições de literatura russa são vendidas no Brasil com um preço nada amigável,  talvez  eles (os editores)  estejam querendo que os escritores russos encontrem   na morte uma riqueza maior do que a que eles tiveram em vida,  e por isso achem justo cobrarem valores absurdos  pelos livros deles. É claro que em alguns casos vale a pena se pagar este preço, mas não para mim que nunca fico com livro algum, a não ser os quais ganhei de presente.

Lady Macbeth do distrito de Mtzensk é um dos casos que vale a pena comprar. Esta pequena novela conta a história de Catierina Lvovna, casada com um velho comerciante, ela vive constantemente entediada em sua casa, quando um dia seu marido tem que viajar para providenciar um reparo em uma de suas propriedades, ela acaba ficando somente com seu sogro e seus empregados em sua casa.  Dentre os empregados está o jovem Serguiêi, um rapaz sedutor que logo acaba por conquistar o amor de Catierina, e eles se entregam à sua paixão de forma imprudente e seu sogro acaba descobrindo….

A partir deste enredo é que se desenvolve a trama de uma jovem esposa entediada que acaba se tornando uma fria assassina, cujas ambições acabam por fazer com que ela cometa crimes para destruir quem se encontra entre ela e a realização dos seus planos, daí o apelido de Lady Macbteh, que é uma personagem shakespeariana famosa por sua ambição e crueldade. As diferenças residem no fato de Catierina ser uma personagem russa do século dezenove, e que entre lady Macbeth russa e a inglesa é que Catierina não demonstra arrependimento em momento algum.

Uma coisa que eu gostei muito é que mesmo passando por situações de desespero, ou   outros momentos de fortes emoções os personagens de Nikolai Leskov não parecem estar a um passo do histerismo como é o caso de alguns personagens do também russo Dostoievski.  Outra cosia seria a linguagem seca, sem perder tempo narrando detalhes ou fatores desnecessários.

O livro pode ser lido em apenas uma sentada já que são apenas noventa páginas, ainda mais se quem estiver com ele em mãos ler com tamanho entusiasmo e interesse no desfecho quanto eu tinha enquanto a lia, mas apesar de tudo isso, no meu caso li em duas vezes, em razão do meu tempo curto. Lady Macbeth do distrito de Mtzensk é um daqueles livros que vale a pena ser lido por todos os leitores, para que tomem conhecimento desta pequena novela, mas de grande porte enquanto livro. Seus personagens são muito bem construídos e o autor se mostra um artesão plenamente competente e ciente da sua capacidade enquanto escritor, não é à toa que Nikolai Leskov figura entre os grandes escritores russos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s