Longamente – Erik Orsenna

LONGAMENTE_1343700496B

Em geral eu me dou muito bem com dicas de livros indicados pela também escritora Martha Medeiros, já que grande parte dos livros que ela indica são realmente bons. Longamente do escrito Erik Orsenna foi a primeira exceção à regra, mesmo tendo todos os elementos para que eu pudesse gostar acabei me decepcionando e transformando esta leitura em uma atividade desagradável.

Gabriel é um paisagista de quarenta anos, que um dia se apaixona à primeira vista por Elisabeth, uma funcionária de alto escalão do governo francês, onde ela trabalha com comercio internacional. Ele se separa para poder viver este grande amor sem empecilhos, ela não abre mão do marido e dos filhos. Aos poucos eles vão se encontrando ao longo de trinta anos em vários lugares como; Bélgica, Paris, Espanha, China.

Para guiar Gabriel nos caminhos do amor ele conta com a ajuda de Ann e Clara, duas senhoras inglesas que foram amantes do seu pai. E também com o seu próprio pai que acaba sumindo logo no primeiro terço da narrativa. Outro detalhe que tinha tudo para transformar a estória em algo mais interessante é que Gabriel e Elisabeth planejam ter um filho juntos, para que no futuro ele se torne um escritor e escreva sobre esta paixão.

Ao contrário do livro não quero ocupar  um grande números de frases, por isso mesmo vou deixar claro os motivos que  me fizeram não gostar desta leitura: o pano de fundo é fraco,  o  escritor narra mal sobre a paisagem ou personagens secundários, as escolhas de palavras para compor o texto são estranhas, deixando assim o livro muito truncado durante a leitura, e por fim mesmo tendo  tudo para ser uma trama envolvente o livro é repetido e  excessivamente pretensioso, enfim,  acho que são  coisas simples que um bom editor poderia ter resolvido com desenvoltura. Justamente por isso eu não recomendo este livro.

Anúncios

2 respostas em “Longamente – Erik Orsenna

  1. Que bom ter lido o teu comentário sobre o livro. também guiada pela recomendação da Martha, eu ia comprar o livro porque confio nas indicações dela mas, o teu arrazoado me fez mudar de ideia, uma vez que tenho uma lista de bons livros que quero ler , descarto os que tem uma avaliação negativa de outro leitor, ainda que seja um outro olhar.

    • Sueli, muito obrigado pela visita e comentário no meu blog.
      Então eu gosto muito das dicas dela, mas achei a forma como é narrada, truncada, muito lenta para desenvolver, fiquei com sensação de que não vale a pena quando fechei o livro…Mas a MM já acertou tantos que ela pode errar a mirra de vez em quando hahaha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s