No coração do mar – Charlotte Rogan

NO_CORACAO_DO_MAR_1369831609B

No coração do mar é o primeiro livro da escritora norte americana Charlotte Rogan. Para escrever este livro ela se baseou em um antigo texto do código penal e a experiência de sua família como navegadores. O resultado foi este livro que esteve entre os finalistas do prêmio The Guardian, para livros estreantes e foi considerado um dos melhores do ano de 2012 pelos jornais The Guardian, The Independent e The Globe and Mail.

Em 1914 Grace e seu marido, recém-casados, Henry, embarcam em um navio com destino a Nova York, tudo parece se abrir para um grande futuro para ambos, mas no meio da viagem o navio afunda, devido a uma misteriosa explosão. E assim Grace acaba confinada em um barco salva vidas, juntamente com outros trinta e oito passageiros e todos eles ficam à deriva por vinte e um dias. Após este período eles são resgatados e Grace passa a ser julgada, para que seus advogados saibam o que ocorreu e como defende-la eles pedem a ela que escreva um diário daquilo que ela se lembra durante o tempo que passou no barco salva vidas.

Assim que eles entram no barco o S.r. Hardie assume o comendo do mesmo, por ser o único marinheiro experiente do barco, e por fazer parte dos marinheiros do navio que naufragou, mas logo com o passar dos dias e decisões tomadas por Hardie, acaba –se criando conflitos internos, e disputas pelo poder de liderar o barco, e entre as principais candidatas estão Hannah e a Sr.ª Grant, que  em vários momentos dão  voz as insatisfações por parte da tripulação com a forma  que Hardie comanda e dirige as coisas.

Dentro do barco existem vários outros personagens secundários como uma mãe que está sempre agarrada ao seu filho, a jovem Mary Ann que logo fica muito amiga de Grace, um diácono e alguns outros personagens, mas a narrativa se foca principalmente no quarteto Hardie, Grace, Hannah e Sr.ª Grant.

Ao contrário de muitos livros com esta temática de seres humanos isolados em grupos que acabam tomando atitudes extremas, Grace é profundamente lucida e sabe diferenciar quando ela e os outros passageiros tomam alguma atitude por desespero ou quando se movem apenas por egoísmo e segundas intenções, não se enganando com a velha forma de pensar do tipo não tivemos escolhas. O próprio passado dela mostra isso, após perder seu pai (que se matou depois que seu sócio roubou tudo o que tinha), a mãe de Grace acaba enlouquecendo, e sua irmã se vê obrigada a trabalhar de governanta, já ela acaba se envolvendo com Henry que na época estava noivo, e consegue desfazer o noivado dele, e fazer com que ele se case com ela.

No coração do mar é um livro muito bom para uma estreia, mas que não flui muito bem ao longo de suas 240 páginas, não é do tipo que se eu fechasse e deixasse pela metade  sentiria falta de ter ido até o fim ( mas como eu acabo indo, independente do livro), o motivo que  me desagradou  nele é a falta de tato por parte de sua autora, ela não deixa que o leitor vá notando  os climas e momentos por si só, a cada grande acontecimento ela avisa de forma insistente que algo importante vai acontecer, ou que aquilo devia ter um peso grande na narrativa, esta atitude não lembra um bom autor que conduz seu leitor aos clímax de forma sútil e hábil, lembra alguém brusco que tenta fazer com que o leitor olhe para aquilo que  ela está mostrando mesmo que para isso tenha que forçar o leitor a tal. Talvez com uma melhor ajuda por parte dos seus editores Charlotte Rogan conseguisse fazer com que os leitores ficassem interessados   em seu livro, sem com isso se tornar uma voz narrativa inconveniente em vários momentos do livro, sinalizando clímax que qualquer leitor consegue perceber que é um clímax.

Anúncios

Uma resposta em “No coração do mar – Charlotte Rogan

  1. Pingback: No coração do mar – Charlotte Rogan — Ler Até a Exaustão | O LADO ESCURO DA LUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s