O sermão sobre a queda de Roma – Jérôme Ferrari

O_SERMAO_SOBRE_A_QUEDA_DE_ROMA_1369065793B

O sermão sobre a queda de Roma é mais um daqueles livros que eu decidi que precisava ler pelo simples fato de ele possuir um título fora do comum, e também porque o vi entre os favoritos de uma amiga. Eu demorei um certo tempo para adquirir ele, primeiro porque   na minha cidade não tem livrarias, e em segundo, e principal motivo foi o fato de que este livro por si só tem um preço caro e se eu comprasse ele em uma loja virtual eu teria que pagar seu preço e mais o frete, (fora de questão!), mas em uma das minhas viagens acabei comprando ele.

O livro tem duas histórias paralelas; de um lado temos Marcel Antonetti, um idoso nascido no início do século vinte, e que vivencia as duas guerras mundiais.  Ele passa seus dias insistentemente olhando uma antiga fotografia da sua família, e relembrando sua vida de burocrata colonial em um país do continente africano. E na outra trama temos Matthieu e Libero, dois amigos que cresceram juntos e estudaram filosofia. Um dia eles decidem arrendar um bar na região de Córsega, e aos poucos o bar que ia indo bem vai se direcionando   para a ruína e desgraça.

De todas as partes do livro, de longe, a que eu mais gostei foi a parte final, que tem como tema o sermão sobre a queda de Roma. Nesta parte Jérôme Ferrari narra de forma ficcional o famoso sermão de Santo Agostinho diante da queda iminente do império romano. É talvez a única parte que para mim fluiu plenamente, e de forma extremamente interessante.

Desde o começo do livro, e até em seu título o leitor já tem uma noção prévia de que as coisas não acabarão bem, e a todo momento isso é reforçado por meio de trechos de textos escritos por Santo Agostinho, isso me fez pensar que este seria um daqueles livros que contém em sua trama uma grande tragédia, mas ao contrário disso Jérôme Ferrari traça uma trajetória similar à da própria vida onde se nasce, vive e morre.  Ou seja, o livro segue uma trajetória perfeitamente natural.

Sinceramente, eu gostaria de ter   achado mais divertido O sermão sobre a queda de Roma, mas ao contrário em vários momentos achei a história muito simples, não foi algo que me divertiu ou prendeu durante a leitura, em vários momentos inclusive me passou a impressão de um livro truncando, arrastado, enfim este livro não foi uma leitura que me deu grande prazer. Apesar disso o livro ganhou o prêmio Goncourt no ano de 2012.

Uma resposta em “O sermão sobre a queda de Roma – Jérôme Ferrari

Deixe um comentário

