Correspondências – Clarice Lispector

CORRESPONDENCIAS_1281190989B

Eu, com toda certeza, não sou a única pessoa que após ler algum texto escrito por Clarice Lispector sentiu um grande desejo de ler toda a sua obra, e também aquilo que   foi escrito sobre ela.  Ao contrário, o número de pessoas que tem este mesmo interesse é muito grande. Logo, quando tive a chance de conseguir o livro Correspondências não pensei duas vezes e tratei logo de garantir de que este exemplar chegaria as minhas mãos, até porque eu já tinha em mente após leitura dar ele a um amigo muito querido, que gosta muito mais do que eu desta autora.

O livro, que foi organizado por Teresa Montero, o livro traz 129 cartas, e abrange quatro décadas da vida da autora, de 1940 até a sua morte em 1977. As cartas são dos mais variados temas e interlocutores, desde cartas enviadas para o então presidente Getúlio Vargas onde ela pede ao presidente que a ajude na obtenção de sua naturalização. Ou cartas   de pessoas que ela se comunicava regularmente como os amigos escritores Fernando Sabido, Lúcio Cardoso, Rubem Braga e alguns outros.

Há também cartas mais íntimas como as que ela trocava com suas irmãs Elisa Lispector e Tania Kaufmann, com seu marido Maury Gurgel Valente, ou que ela escreveu ao seu filho, Paulo Gurgel Valente, quando ele esteve estudando por um tempo nos Estados Unidos. Temos também cartas de grandes amigas como Bluma Wainer e a até mesmo de uma jovem garotinha que se inspirava em Clarice para ser escritora (Andréa Azulay).

Pessoalmente para mim as cartas mais chatas são em primeiro as de Andréa Azulay, pois nada contra uma garota   ser mais esperta que os da sua faixa etária, pelo contrário até gosto de crianças prodígios, mas no caso dela parece que ela está sempre forçando a barra, tentado fazer as coisas para receber atenção dos seus pais e de Clarice, e por esta ela nutre uma grande admiração e respeito. E em segundo as de Bluma Wainer, que são cartas sempre marcadas pelo seu tom de lamúria e reclamação de tudo.

Em contraponto a isso, as que eu mais gostei são as cartas trocadas com seus colegas escritores, e olhe que são várias cartas e vários escritores; João Cabral de Melo Neto, Lygia Fagundes Telles, Fernando Sabino, Manuel Bandeira, Érico Verissimo, Lúcio Cardos, Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade. Para mim estas são as cartas mais interessantes, pois elas estão ligadas a carreira de Clarice como escritora e sua relação com a literatura.

Ao contrário do que se possa imaginar Clarice não tem nada de diferente das outras pessoas, nem nada fora do comum, talvez a única coisa diferenciada nela seja uma grande sensibilidade   com as coisas ao seu redor, o que faz que ela capte aquilo que acontece ao seu redor e ela consegue passar isso para seus textos de forma incrível. Apesar de ser uma leitura deliciosa eu acredito que ela poderia satisfazer muito mais quem realmente se interessa por quem é Clarice, com isso eu não quero dizer que as cartas conseguem dar contas de todas as facetas da autora, ao contrário elas nos mostram um pouco, mas não podem ser vista de forma alguma como forma definitiva de compreender a  escritora, e talvez ai resida a grande graça  de Clarice,  o fato de ela ser uma mulher comum e simples, e em paralelo a isso uma grande escritora,  que foi capaz de produzir obras primas e que    criam fortes laços com quem a lê.

Anúncios

3 respostas em “Correspondências – Clarice Lispector

  1. Não sei se sabe, mas Clarice Lispector é uma das escritoras que tem lugar especial em minha estante. Os anos nunca me fizeram esquecê-la ou mesmo perder o tesão de sua literatura intimista.

    Mas sabe que depois de sua resenha, é a primeira vez que sinto vontade de ler este livro de cartas.

    Hug

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s